Voltar para Histórico   Banda 7 de Setembro

TRADIÇÃO DA PESCA

 

   Os homens construíam barcos com suas rudes ferramentas como machado, enxó, serrote, etc.  O Senhor Avelino João Bernardo e seus filhos foram os que mais construíram barcos e canoas na região.

Os pescadores fabricavam as redes feiticeiras para a pesca do burriquete e miragaia. A tarrafa era feita de fio de tucum para pescar tainha e anchova.   Faziam rede para a pesca da savelha, anchova e tainha.
           
O nome do grupo de barcos que iam pescar com a rede feiticeira era chamado de Emenda Grossa.    Quando a emenda ia chegando ao trapiche, um dos pescadores buzinava com um berrante lá do mar para avisar que ela estava chegando.    A comunidade descia até a praia para comprar ou ganhar os peixes, e também olhar os peixes grandes e bonitos estendidos na areia.    O chefe da emenda mandava separar os peixes maiores para o Senhor Bom Jesus do Socorro, isto é, para o presidente vendê-los, o lucro da venda ficaria para a despesa da igreja.    A 2º parte dos peixes, repartiam entre os componentes da emenda.    A 3º parte vendiam e davam para as pessoas do interior.    Todos ficavam satisfeitos.    Atualmente pouco se pratica a pesca deste tipo. 

Quando as condições do tempo ficavam ruins, como cerração ou forte chuva, o presidente da paróquia mandava tocar os sinos até que os pescadores que estivessem no mar pudessem ouvir e retornar em segurança para terra.

 

 

contato@pescariabrava.com.br

Copyright © 2001-2010 Sidnei Neves - Todos os Direitos Reservados

Todas as fotos e textos deste site podem ser copiados e reproduzidos, desde que citada a fonte.