OS VIGÁRIOS
Pescaria Brava teve como primeiro vigário residente o Pe. João Mattos da Cunha, conhecido por Padre Gabiroba. Nascido no Pará, fora anteriormente vigário de Araranguá. Permaneceu aqui, formou uma família com filhos adotados de escravos, tais como: Sebastião, Manuela, Celima e Glória.
Era um padre político e revolucionário. Certa vez, seus inimigos armaram uma emboscada para matá-lo. Avisado a tempo e já pressentindo o perigo, deixara à porta da canônica seu cavalo preparado para uma fuga. A iminência do ataque dos inimigos, Pe. Gabiroba se evadiu, salvando, assim, sua pele de profeta.
A família de Tereza, empregada de Pe. Gabiroba, já casada com o Senhor Salomão Canhola OBS: uma das meninas é FRANCISCA, filha de Padre Gabiroba |
Ruínas da casa onde morou o Padre GABIROBA. Esta que aparece na foto é uma das descendentes dele. |
O padre teve um romance com a empregada Tereza, do qual nasceu uma filha cujo nome era
Francisca. O padre a registrou assumindo a paternidade, a criou com muito amor e carinho.
Ele ajudava aos doentes comunidade, pois ele era farmacêutico homeopático. Curou muita gente das epidemias de malária. Com o passar dos anos, o padre ficou doente dos pulmões e coração. Mesmo doente, dava a benção aos doentes pela primeira janela do sobrado de sua casa.
Após sua morte, seus restos mortais foram enterrados aos pés do altar-mor, dentro da igreja. Hoje repousa no cemitério paroquial.
Francisca morreu deixando 8 filhos, 2 meninas e 6 meninos e o esposo, que jamais se casou com outra mulher.
1908 - Pe. João Batista Steiner (alemão) - Pároco de Imaruí e Vigário Encarregado de Pescaria Brava. http://arquifln.org.br/jornal/arquivos/ja_0812.pdf
1896 e 1897- MONSENHOR FREDERICO TOMBROCK - respectivamente, foi Vigário paroquial de Nossa Senhora da Piedade, Tubarão, com residência em São Ludgero do Braço do Norte e Vigário paroquial de Nossa Senhora da Piedade de Tubarão, Nossa Senhora Mãe dos Homens de Araranguá e Bom Jesus do Socorro de Pescaria Brava, sempre residindo em São Ludgero.
Outro padre que deixou sua passagem marcada com várias realizações foi o padre Dr. Itamar Luiz da Costa. Este padre criou a Congregação Mariana Masculina e Feminina.
Fundou uma casa canônica e o riquíssimo museu Pio X com várias peças de valores e muito antigas. Nele estavam guardados preciosos objetos sacros de toda a zona da lagoa de Imaruí. Inúmeros oratórios, correntes e medalhas de ouro pertencentes á Virgem das Dores. Pertenciam ao acervo do museu numerosas imagens barrocas, quase todas retratando a Virgem Maria. Havia uma riqueza extraordinária de porcelanas de Sévres e Faiance.
Organizou ainda a praça da igreja junto com o clube de jovens, colocando os bancos e plantando várias árvores. Fundou a biblioteca de moças, no salão paroquial.
Copyright © 2001-2012 Sidnei Neves - Todos os Direitos Reservados
Todas as fotos e textos deste site podem ser copiados e reproduzidos, desde que citada a fonte.