A IGREJA
No ano de 1845 Pescaria Brava recebeu a visita do Bispo do Rio de Janeiro D. Manoel de Monte Rodrigues Araújo, que mandou construir uma paróquia, a qual foi inaugurada em 07 de Agosto de 1857. Em 06 de novembro de 1857, o bispo autoriza que a capela se torne paróquia. Abaixo, a transcrição do documento que autorizou a mudança:
PESCARIA BRAVA |
Transcrição do Livro de Diversos Objetos do Ano de 1844 a 1858 |
Clique nas imagens para ampliar
A igreja do SENHOR BOM JESUS DO SOCORRO foi toda construída em estilo barroco por escravos africanos, no alto de uma colina no centro do município, de frente para a lagoa do Imaruí. Para a construção foram usadas pedras trazidas de canoa da Ilha Grande, e foram unidas com concreto feito de conchas moídas e gordura de baleia.
Clique nas imagens para ampliar
A construção, de arquitetura imponente, guardava ricas imagens. Além do Senhor Bom Jesus do Socorro, a matriz tem imagens do Senhor do Bom Fim e de Nossa Senhora das Dores. Obras em entalhe barroco clássico, algumas trazidas de Portugal. Estátuas de valor inestimável. Possui a igreja um Cristo Crucificado em tamanho natural de perfeita anatomia. Um dos mais e perfeitos de que se tem notícia de Santa Catarina.
Os sinos foram fundidos na cidade de Braga (Portugal) pelo mestre sineiro Narciso Francisco da costa Braga e trazem data de 1878. Quem os trouxe para Pescaria Brava foi o senhor José Fernando da Silva Português mais conhecido por José Cocó, segundo este, ”somente uma igreja Bahia possuía sinos como estes”.
Outros objetos valiosos, como louças chinesas, prataria e muitos objetos de ouro doados foram guardados até a metade do século passado num museu ao lado da igreja. Mas tudo foi vendido para manutenção do prédio nas décadas de 50 e 60.
Clique nas imagens para ampliar
A igreja foi tombada pelo Decreto N° 1.290 de 29/10/1996 que a nomeia como Patrimônio Histórico nº. 106/98, referenciada na Lei No 5.846 que dispõe sobre a Proteção do Patrimônio Cultural do Estado de Santa Catarina.
Com o passar dos anos a igreja tem passado por reformas, isto alterou algumas de suas características originais. Como na reforma de 1955, na qual - segundo os habitantes desta época - dizem que o modelo das duas torres sofreu alteração, pois as antigas estavam prestes a cair.
Ela
foi recentemente restaurada com verbas estaduais. >>>> VEJA MAIS <<<<
Pescaria Brava deixou
de ser paróquia em meados dos anos 80, e teve como último pároco o Pe. Chuchu,
como era carinhosamente chamado pelos moradores. Houve ainda uma tentativa de reorganizá-la como paróquia em 1987, quando foi provisionado Pe.Carlos Vecki como Pároco na região paroquial do Senhor Jesus do Socorro da Pescaria Brava. Contudo, a proposta não se concretizou, optando-se pela região de Cabeçudas por ser mais central e populosa para erigir sede paroquial. Assim,hoje, Pescaria brava é apenas mais uma comunidade da Paróquia de Cabeçudas
Copyright © 2001-2012 Sidnei Neves - Todos os Direitos Reservados
Todas as fotos e textos deste site podem ser copiados e reproduzidos, desde que citada a fonte.